• Ínicio
  • Notícias
  • Revenda de gás: Entenda como funciona o dia-a-dia do negócio

Revenda de gás: Entenda como funciona o dia-a-dia do negócio

4 min mins de leitura
Legenda da imagem
Notícias

Ainda surgem muitos questionamentos sobre a  revenda de gás GLP, mais conhecido como gás de cozinha e como ela funciona no dia-a-dia. Isso porque a revenda de gás está entre os modelos de negócio que melhor equilibram investimento seguro, retorno e rentabilidade. 

Além da questão financeira ser positiva em relação ao retorno do investimento, a simplicidade da operação do negócio da revenda de gás é atraente para pessoas que buscam empreender de forma segura e sem complicações.

Pensando em ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o negócio de revenda, preparamos um conteúdo que explica sobre como iniciar a revenda e a realidade do dia-a-dia desse tipo de negócio. Continue lendo e acompanhe mais um blog do AppGas.

Como faço para Iniciar a operação?

Para dar início à operação, é necessário ter um investimento a partir de R$ 60 mil e um terreno com pelo menos 30m². O processo de abertura da empresa envolve alvará da prefeitura, do Corpo de Bombeiros e liberação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O tempo total para cumprir as etapas burocráticas varia de cada município e estado, mas fica em torno de 6 meses, em média.

Principais atividades em uma revenda de gás

Dentre as atividades desempenhadas dentro de uma revenda de gás, podemos citar a gestão administrativa e financeira, estoque e logística, gestão comercial e de equipe e, por fim, marketing e relacionamento.

Apesar de serem de áreas diferentes, todas cumprem com a função para o funcionamento e desenvolvimento da revenda.

Estrutura de operação da revenda de gás

Para que uma revenda funcione 100%, são necessários quatro elementos estruturais básicos:

  • Área de armazenagem;
  • Investimento em vasilhames;
  • Escritório com telefone;
  • Veículo para entrega (caminhão, pick-up, moto ou triciclo).

Funcionários: quantos são necessários?

Para atender de forma satisfatória à demanda de uma revenda de gás, além do proprietário cuidando da gestão no dia a dia, são necessárias pelo menos mais duas pessoas: um atendente para o disk entrega e um entregador.

Naturalmente, as revendas que possuem estruturas maiores vão demandar mais pessoas. Entretanto, é importante ressaltar que independente do tamanho, as revendas de gás são negócios rentáveis, mesmo nos períodos de crise.

A importância da capacitação e treinamento

Estar em dia com a equipe, além da prática do dia-a-dia é muito importante para que a revenda seja cada vez mais capacitada para atender o público. A maioria das empresas de gás oferecem suporte de consultoria para iniciar o negócio, além do treinamento de segurança e de atendimento para os funcionários.

O proprietário também precisa de orientações sobre quais são as melhores práticas de gestão e vendas para garantir o sucesso de seu negócio.

Atendimento todos os dias

Para garantir o máximo de oportunidade de vendas, o ideal é que uma revenda de gás funcione todos os dias. O horário sempre depende da área de atuação, mas um exemplo aplicado que funciona é das 7 horas às 19 horas. Em alguns casos, pode ser vantajoso manter um atendimento 24 horas para venda no balcão.

Por ser um produto procurado para entrega imediata, a disponibilidade e a agilidade são fundamentais para a fidelização dos clientes. Estar disponível nos horários das principais refeições, em que o gás pode acabar é uma estratégia para conquistar os clientes e aumentar as vendas. 

E você? Quer ser um revendedor parceiro do AppGas? Clique no link, preencha o formulário e cadastre sua revenda no nosso app. Chegou a hora de aumentar as suas vendas com a nossa parceria!

Posts Mais Vistos